O navio USS Hershel “Woody” Willliams (ESB 4), da Marinha de Guerra norte-americana está atracado, desde terça-feira, no Porto de Luanda, com vista a o reforço da cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América, no domínio da segurança marítima.
A Embaixada dos EUA em Angola esclarece, em comunica- do de imprensa tornado público ontem, que se trata da segunda visita de um navio dos EUA a Angola, desde 2022. A visita, não só aumenta a prontidão operacional, como também promove relações duradouras, baseadas na confiança e na cooperação militar entre os dois países.
Ontem, o USS Hershel “Woo- DR DR dy” Williams albergou uma recepção para altos dirigentes governamentais e militares angolanos. Além disso, a tripulação participou em eventos comunitários com parceiros locais.
“Esta experiência permitirá aos marinheiros e civis conhecerem os marcos históricos e experimentarem a rica cultura e calorosa hospitalidade angolana”, ressalta-se no documento. O navio da Marinha dos EUA Hershel “Woody” Williams está destacado na Baía de Souda, na Grécia.
É o primeiro navio da Marinha dedicado para à área de responsabilidade do Comando Africano dos EUA (AFRICOM). O mesmo tem a capacidade para efectuar missões expedicionárias, de combate à pirataria, de segurança marítima, operações humanitárias e de socorro em caso de catástrofe.
As capacidades únicas do Hershel “Woody” Williams fazem parte do sistema de infra-estrutura que apoia o destacamento de forças e abastecimentos para apoiar missões globais.