O ministro do Turismo, Márcio Daniel, sublinhou, em Moçâmedes, a necessidade de os agentes do sector serem mais pragmáticos, tendo em vista a transformação do potencial turístico em fonte de receitas.
Segundo o governante, que falava à imprensa no quadro de uma visita de trabalho à província do Namibe, o país tem recursos, mas precisam ser impulsionados com ajuda de todas as forças vivas da sociedade para que o turismo seja “caminho” para a diversificação da economia.
“Se olharmos para países que vivem praticamente do turismo e têm menos recursos que nós, vemos que o que está a faltar, nesta altura, é a nossa entrega, dedicação e pragmatismo para transformar o potencial em realidade”, disse, considerando haver províncias que podem e devem viver do sector, além de outros segmentos da actividade económica.
Durante seis dias, Márcio Daniel vai constatar o estado do sector na província, identificar e seleccionar principais activos que servem de “chamariz” do turismo.
O seu programa reserva, entre outras actividades, deslocações à comuna de Lola e aos municípios do Camucuio e Bibala, onde visita alguns pontos turísticos e pinturas rupestres da zona do Tchipopilo, além da estação arqueológica do Caraculo e o Forte de Ombaka, ambos na cidade de Moçâmedes.
De igual modo, visitará o complexo turístico Oceanus, a Fortaleza de São Fernando, o Cine Estúdio e a Península do Tômbwa. Para sábado próximo, último dia da visita, está agendado um encontro com os operadores do sector na província.