O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, desloca-se hoje, 7 de Setembro, à província do Cuanza Norte, para constatar o nível de execução das obras em curso do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça e para uma reunião onde irá tratar de assuntos técnicos relativos a este importante e estratégico empreendimento.
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça é constituído por uma barragem de 113 metros de altura, com previsão de produzir 2 172 MW de capacidade nominal, distribuída por duas centrais, uma principal (subterrânea) e a central do caudal ecológico, dimensionada para garantir a sua exploração em regime de fio de água e minimizar o impacto ambiental associado à sua construção e exploração.
A obra tem um avanço físico na ordem dos 12,56%, tendo sido concluída a primeira fase da empreitada referente à execução integral dos trabalhos de construção civil do desvio provisório, com a efectivação do desvio do rio a 20 de Maio último.
Os trabalhos da empreitada principal de construção civil estão orientados fundamentalmente às frentes de trabalho das instalações e infraestruturas de apoio, como são os estaleiros habitacional e social, administrativo e industrial e produção, a execução da barragem, tomada de água da central principal, o circuito hidráulico da central principal, ponte definitiva sobre o rio Kwanza e acessos.
Em termos de mão de obra, do total de 2 521 trabalhadores, 83% são nacionais e 17% expatriados.
Está previsto que o início da produção comercial do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça seja no ano de 2026.
Pelo acima exposto, temos a imensa satisfação de convidar o vosso órgão de comunicação social, a efectuar a cobertura mediática do referido evento.