De Janeiro a Julho do presente ano, o Ministério das Finanças através do Tesouro Nacional, disponibilizou ao mercado cambial um total de USD 1 419 829 603, 34 (Mil, quatrocentos e dezanove milhões, oitocentos e vinte nove mil, seiscentos e três dólares e trinta e quatro cêntimos).
A informação a que OPAÍS que teve acesso, neste Sábado refere que apesar das dificuldades, o Estado, através do Ministério das Finanças, tem disponibilizado recursos no mercado cambial.
Assim, desde o início do ano e até à data de hoje, foi disponibilizado ao mercado cambial um total de USD 1 419 829 603, 34 (Mil, quatrocentos e dezanove milhões, oitocentos e vinte nove mil, seiscentos e três dólares e trinta e quatro cêntimos).
O mesmo documento dá conta que os 22 bancos comerciais presentes no mercado tiveram acesso às vendas realizadas, sendo que o foco das operações tem recaído sobre o apoio à produção agrícola, como parte das medidas de estímulo à economia promovidas pela agenda económica do Executivo, atendendo, o máximo quanto possível, às demais necessidades do mercado.
“Ademais, as informações referentes às vendas realizadas pelo Tesouro Nacional passam a ser divulgadas trimestralmente, no portal do Ministério das Finanças”, lê-se no documento.
De salientar que este esclarecimento surge em resposta a uma notícia posta a circular por um canal de imprensa, que colocava em causa a livre concorrência no mercado cambial, referindo-se à existência de uma suposta protecção do Tesouro Nacional a determinados bancos no acesso às divisas.