O director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, disse ontem, em Luanda, que o mercado publicitário gerou perto de 500 milhões de kwanzas em 2022 e criou mais de 500 postos de trabalhos directos, números considerados animadores e com perspectiva de subida nos próximos tempos
O responsável , que falava na abertura da 3ª Edição do Festival de Publicidade 2023 (FESTIPUB), disse que para se alcançar esses números, no âmbito do processo Simplifica, a Direcção Nacional de Publicidade, a instituição criou um portal que faz o registo das empresas de publicidade em menos de 48 horas, através de um telefone, tablet ou computador. José Matuta Cuato salientou que actuam no país cerca 500 empresas de publicidade, entretanto denunciou que muitas ainda trabalham de forma ilegal.
“Nem todas as agências de publicidade estão registadas, sendo que na nossa base de dados te- mos registadas 459 agências entre produtoras e concessionárias de publicidade”, disse. Em relação ao mercado de publicidade, José Matuta Cuato e reiterou que é de extrema importância, pelo facto de a publicidade promover a concorrência dos produtos e serviços, e o sector tem contribuído para a criação de postos de trabalho, assim como para o incentivo da produção nacional.
FESTIPUB abre portas a outros países
José Matuta Cuato referiu que têm sido realizadas diversas formações para tornar as empresas mais competitivas e, deste modo, concorrer com outros países, destacando que na presente edição do FESTIPUB estão a participar empresas moçambicanas, cabo-verdianas. O Estado continua a ser o maior publicitário, mas actualmente as empresas de comunicação, a banca têm investido muito em publicidade. Por sua vez, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, sublinhou que a indústria da publicidade e marketing tem conquistado o seu espaço no contexto mundial e empresarial.
“A iniciativa da FESTIPUB tem relevado a importância da publicidade no panorama económico, salientando a capacidade de conectar empresas, consumidores, estimular os mercados e sectores”, explicou. De acordo com o responsável, o FESTIPUB foi criado com o objetivo de promover e premiar a criatividade, inovação e o talento no mercado publicitário, e da comunicação, destacando o trabalho de anunciantes, agências e produtores.
Nuno Caldas salientou que o evento não apenas celebra a publicidade angolana, mas alarga a sua fronteira, abrindo portas às publicidades de outros Países Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Nuno Caldas incentiva o surgimento de novas empresas no mercado publicitário, as agências e os veículos de comunicação, fornecedores, diversos conteúdos.
Já o director do FESTIPUB, Hermenegildo Mariano, disse que esta edição trás muitas novidades com a premiação de 70 categorias que darão uma oportunidade de inscrição às empresas do sector público e associações, e profissionais independentes, salientando que as categorias de destaque são as empresas do sector público e associações. Por outro lado, o FESTIPUB passou a ser um festival para os PALOP, unindo a partilha de conhecimentos entre os países. Hermenegildo Mariano frisou que existe falta de investimento por parte das marcas.
Por esse motivo os publicitários devem investir mais na criatividade. Participam no “FESTIPUB”, 368 empresas publicitárias, entre nacionais e estrangeiras, que irão apresentar, em quatro dias, os seus serviços, bem como debater sobre o assunto.