O grupo Medianova realiza, hoje e amanhã, a 4.ª edição do fórum de Negócios e Conectividade, depois de ter sido realizado nas províncias de Cabinda, Benguela e Huambo. A presente edição decorre na cidade do Lubango, província da Huíla, em que se vai apresentar a carta geológica do Sul de Angola Em declarações ao jornal OPAÍS, a directora da Rádio Mais/Huíla, Gisela Silva, disse que o evento vai juntar os homens de negócios de quase todo o país nas terras do ‘Cristo Rei’.
De acordo com a gestora, já foram inscritas 95 empresas de um total de 150 previstas, entre públicas e privadas que actuam nos mais variados sectores da actividade eco- nómica do país e da região Sul de forma particular.
“Este ano, contamos com empresas inscritas de diferentes sectores, com destaque para o portuário, mineiro, petrolífero, dos seguros, agrícola e de telecomunicações”, explicou. A responsável fez saber que o salão de eventos Enigma foi o lugar escolhido para albergar o fórum, que visa proporcionar aos empresários e investidores um momento de interacção, com possibilidade de fazer negócios.
De acordo ainda com a directora da Rádio Mais/Huíla, além das empresas inscritas, o evento vai contar com a presença de várias entidades convidadas, entre as quais membros do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, do Governo da Huíla e de várias associações empresariais da região sul do país.
Por outro lado, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, avançou que o objectivo do sector é melhorar os conhecimentos geológicos do país e colocá-los ao serviço da sociedade e de todos os interessados.
Para esta instituição, o conhecimento geológico não serve apenas o sector mineiro, mas todo o planeamento nacional, incluindo a agricultura e a construção de infra-estruturas, havendo também desafios no que respeita à exploração de águas subterrâneas, facto também aceite pelo Grupo Medianova.