Os jornalistas económicos vão participar de workshop sobre a “Organização no sector petrolífero”, que deve acontecer amanhã, 2 de Fevereiro, em Luanda, com o intuito de garantir maior domínio na área de recursos petrolíferos e do gás
A formação será pro- movida pela Associação dos Jornalistas Económicos de Angola (AJECO) em parceria com A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANGP), de modo a promover fundamentos básicos sobre a exploração de recursos petrolíferos e gás em Angola. O presidente de direcção da AJECO, João Joaquim, referiu que o objectivo é capacitar os profissionais da comunicação social, membros da AJECO, para actualizar conhecimentos sobre a exploração de recursos petrolíferos e gás.
“A capacitação técnica e especializada visa promover e garantir uma cobertura mediática abrangente e informação mais assertiva, sobretudo na área de exploração de Recursos Petrolíferos e do Gás”, explicou. João Joaquim referiu que o foco passa por ajudar os jornalistas a melhorar a compreensão sobre os principais aspectos da conjuntura económica nacional e mundial e, consequentemente, facilitar a tradução para o público, isto pela complexidade que tem o sector de hidrocarbonetos. “Espera-se pela participação massiva de jornalistas de especialidade económica, o grande interesse da AJECO e da ANPG.
Por outro lado, que os jornalistas possam ter uma maior visão de como são feitas as operações onshore e offshore”, clarificou. Para o responsável, o sector petrolífero tem uma actividade bastante intensa e, por outro lado, possui termos que devem ser bem interpretados pelos jornalistas, destacando que já foi realizada formação em parceria com a Sonangol a nível das suas operações e, na Sexta-feira, vai acontecer com a ANPG. Entre os temas abordados destacam-se a organização do sector petrolífero angolano, estratégia de exploração (objectivos e acções chaves), estratégia de atribuição de concessões petrolíferas, situação da produção petrolífera em Angola, recuperação de custos nas concessões, operacionalização do conteúdo local e a responsabilidade social do sector petrolífero em Angola.