A exposição de gado e leilão está enquadrada nas festividades da cidade de Benguela, a comemorar-se a 17 de Maio. Vários produtos agrícolas estarão expostos, com realce para a indústria alimentar para animais. Sete províncias estarão representadas
Mais de 300 cabeças estarão expostas na feira do gado de Benguela, que terá lugar de 19 a 21 de Maio, numa organização da Cooperativa dos Criadores de Benguela, de acordo com a previsão avançada por Paulo Flora, secretário-geral da Cooperativa local. Estarão presentes no evento representantes das províncias da Huíla, Cuanza Sul, Huambo, Bié, Cunene Luanda, e a anfitriã – Benguela, províncias que integram as quatro organizações regionais.
Em termos organizacionais, Paulo Flora avança que está tudo preparado, sublinhando que o lançamento das actividades enquadradas nas festividades da cidade de Benguela acontece amanhã, 28 de Maio, na capital desta província. “Estamos a criar condições e esperamos ter mais de 300 cabeças de gado”, avançou, acrescentando que se trata de um mercado específico de venda de animais e sua qualidade.
O responsável sublinha que “em face da crise e da fraca estrutura para o transporte de animais de um lado para outro, cerca de 300 cabeças é satisfatório tendo em atenção aos condicionalismos ainda existentes”, reconheceu. Refere que cada província ou fazenda vai levar a quantidade de gado que estiver ao alcance, podendo umas levarem mais que as outras, sem pressão para o espaço que julgarem suficiente. “Temos o nosso espaço adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, aonde temos realizado os nossos eventos. É um espaço capaz de albergar grandes quantidades”, disse.
Para este tipo de eventos, refere o criador, é preciso garantir o trans- porte, acomodação e a alimentação dos animais, pois trata-se de um evento que vai mostrar a qualidade do gado criado no país. Além da população bovina, o evento vai receber ainda gado caprino, suíno, aves e produtos industriais (agroindústria), sobretudo alimentação para animais. Feira anual de gado Por outro lado, Paulo Flora avançou que estão a trabalhar para a criação de uma feira, com periodicidade anual, exclusivamente virada para a venda de gado. O empresário do ramo da pecuária diz ser um desejo para realizar no futuro, mas, quando questionado sobre o horizonte temporal, não tem dúvidas: “pelo ritmo que estamos a ter em termos organizativos, acredito que teremos essa feira ainda no próximo ano, com palco em Benguela”. Rubras, no quadro das festividades daquela urbe.