A formação, que decorreu durante cinco dias, capacitou 104 auditores de diversas instituições, visando reforçar a segurança marítima nacional e regional.
O curso, realizado no Hotel Términus, abordou temas como a identificação de riscos e ameaças, políticas públicas de segurança e os impactos da insegurança marítima.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, disse que o encerramento da formação representa o início de uma nova fase de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, fortalecimento das redes de cooperação e reafirmação do compromisso colectivo com a segurança marítima nacional e regional.
Já o director-geral do IDN, vice-almirante António José de Oliveira Miranda, incentivou os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a formação.
“Esperamos que o conteúdo tenha estado à altura das expectativas e que sirva de mais-valia no desempenho das vossas missões”, afirmou.
A cerimónia de encerramento incluiu a entrega de certificados aos auditores e formadores, bem como um reconhecimento ao presidente do Porto do Lobito pelo seu papel na capacitação dos quadros ligados à segurança marítima na província.