Felisbela Sapato referiu que o turismo na Lunda Sul está em fase de desenvolvimento, sendo que existem bons projectos para alavancar o sector este ano, sublinhando que os projectos tiveram início no final de 2023 com a visita de uma equipa da RTP África que efectou trabalhos em alguns pontos turísticos.
“ Estamos apostar na limpeza das zonas turísticas, concretamente a desmatação porque se encontram em estado não agradável, fazendo contactos com algumas empresas que possam levar maquinaria adequada para efectuar limpezas”, explicou. Felisbela Sapato salientou que a Lunda Sul tem como um dos pontos mais altos de turismo a Lagoa do Luari, o rio Chiumbe, com uma paisagem de rara beleza e faz parte das sete maravilhas de Angola.
O rio Chiumbe não carece de uma limpeza e as vias de acesso também encontra-se transitáveis, sendo em está em curso um levantamento do estado concreto para posteriormente levar turistas. “Além Chiumbe, o rio Cazengo também atrai turistas pelo facto de possuir algumas quedas, no entanto carece do melhoramento nas vias de comunicação. Já o rio Lalua encontra-se uma gruta está programado para o turismo de campismo”, disse.
No município de Saurimo, existe o rio Tambá que também precisa de limpeza e o rio Timola, que é mais sonante em termos turísticos , o mesmo tem as características de um campo de golf e está ladeado de bambús, sendo que no interior ainda dispõem de um pequeno rio que atrai visitantes a nível de todo o país . “Para mais divulgação dos pontos turísticos na Lunda Sul para atrair visitantes é preciso apostar na informação é publicidade”, disse.