Dois diamantes de 116 e 162 quilates, do tipo IIa, foram recuperados na mina do Lulo, localizada no município de Chitato, província da Lunda-Norte. Segundo um comunicado da Lucapa Diamonds Company Limited, citado pela ANGOP, as duas pedras especiais foram recuperadas no bloco mineiro 46. Trata-se do 42.º maiores diamantes de mais de 100 quilates a serem recuperados na referida mina, desde o início das operações em 2010.
Reagindo à descoberta dos diamantes, o presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior, afirmou que a recuperação das duas pedras vem confirmar, mais uma vez, o potencial da concessão, incentivando a direcção da mina a intensificar o seu trabalho de prospecção, para aumentar as reservas do projecto e continuar a ampliar o seu tempo de vida.
“Esse tipo de pedra de- monstra a todo e qualquer investidor o grande potencial diamantífero que Angola tem, pelo que, seria uma mais-valia que viessem investir no subsector dos diamantes”, frisou. A mina é operada pela Sociedade Mineira do Lulo, constituída pelas empresas angolanas ENDIAMA E.P (32%) e Rosas & Pétalas (28%), bem como pela australiana Lucapa Diamond (40%).