A primeira safra, colhida em Janeiro deste ano, foi de 60 toneladas, totalizando 850. Com investimento privado, no âmbito do Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos (PLANAGRÃO), estão plantados no projecto 340 hectares de soja. No total, a fazenda tem preparados 850 dos 9 mil hectares disponíveis, sendo 60 de milho, 340 de soja, 12 de massango, um de arroz, igual número de trigo e de feijão.
No global, a fazenda prevê a colheita de mais de 900 toneladas de soja e seis de milho por hectare. Em declarações à imprensa, o porta-voz do projecto, Benjamim Harda, revelou que ainda este mês foram colhidas 180 toneladas de milho, numa extensão de 40 hectares, plantadas nos últimos três meses.
Fez saber que, à medida que estão a retirar o grão de soja, estão a plantar o milho numa área de 500 hectares dos quais 400 foram plantados até agora para garantir a semente na próxima safra. Revelou que, nesta primeira fase do projecto, toda produção de soja, milho e feijão será canalizada para o Grupo Carrinho em Benguela, de modo a com- pensar o investimento em sementes, adubos e fertilizantes que vinham beneficiando.
Por seu turno, o administrador municipal do Lôvua, António Mussumari, convidou os empresários nacionais e estrangeiros a investirem no município, sobretudo na indústria moageira, dado o volume do grão que está a ser produzido na circunscrição.
Para a implementação da fazenda, foram gastos mil milhões e 140 milhões de kwanzas, sendo Kz 640 milhões em limpeza do terreno e calcário e Kz 500 milhões em sementes, adubos e agro-insumos. Além da “Lavoura Esperança”, o município do Lôvua conta igualmente com 58 Associações Camponesas que se dedicam à produção de mandioca, milho e feijão.
O PLANAGRÃO vai ser desenvolvido nas quatro províncias do leste do país, nomeadamente Moxico, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Cubango, numa área de dois milhões de hectares, num custo global estimado em 1,6 mil milhões de kwanzas. Deste montante para o financiamento (1,6 mil milhões de kwanzas), cerca de 1,5 milhões serão disponibilizados pelo BDA e o remanescente pelo FACRA.