Jardins da Yoba, empresa especializada na produção de sementes diversas investiu cerca de 15 milhões de dólares nos últimos 10 anos, divididos em quatro segmentos estratégicos: multiplicação de sementes, processamento, seleção e melhoramento, e novas tecnologias, como biotecnologia
A informação foi avançada pelo director-geral, João Saraiva a quando do evento tradicional (dia de campo) que já vai na sua terceira edição, na Humpata, província da Huila.
Francisca Parente, enviada à Humpata
Neste evento anual, realizado em Maio, a empresa partilha sucessos e desafios com parceiros, incluindo pesquisadores da Universidade Federal de Lavras.
A ocasião destaca a importância da colaboração para enfrentar os desafios comuns da agricultura.
O diretor-geral do Jardins Yoba, João Saraiva, destacou a relevância do Dia de Campo como um momento de celebração e aprendizado. Durante os últimos 10 anos, a empresa tem se dedicado a promover parcerias e partilhar conhecimento com os participantes do evento.
Além de celebrar os sucessos, o encontro também reconhece a importância de aprender com os desafios enfrentados, tanto na agricultura familiar, quanto na empresarial.
Um dos pontos altos do evento foi a presença de pesquisadores do programa “Melhor Arroz” da Universidade Federal de Lavras e da Epamig, em que foi destacado a importância das parcerias institucionais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento na agricultura tropical.
Durante as discussões, ficou evidente que os desafios enfrentados pelos agricultores, sejam eles pequenos produtores ou grandes empresários, são semelhantes.
A mecanização, o acesso a sementes melhoradas e a construção do perfil do solo foram identificados como áreas fundamentais que exigem soluções tecnológicas.
João Saraiva ressaltou a necessidade de adoptar um pacote tecnológico abrangente para enfrentar esses desafios comuns. Isso inclui o acesso à mecanização, variedades melhoradas de sementes e técnicas de manejo do solo, com estratégias adaptadas às necessidades específicas de cada segmento.
Um momento marcante do evento foi a homenagem prestada aos colaboradores e promotores do projeto, Paulo Amaral e Svetlana Pereira, através da nomeação de uma nova variedade de milho, a Sveta XG, em reconhecimento à sua dedicação e resiliência.
No que diz respeito à produção de milho, João Saraiva revelou que já foram colhidas 600 toneladas, com expectativas de atingir entre 1200 e 1500 toneladas por hectar.
O Dia de Campo no Jardins Yoba continua a ser um marco importante para a troca de conhecimentos e o fortalecimento das parcerias na busca por soluções inovadoras e sustentáveis na agricultura tropical.