O cupando cerca de 500 metros quadrados do Edifício Galeria Chicalamar, situado na Ilha de Luanda, o centro de formação de arte irá empregar mais de 20 trabalhadores, que se juntam aos mais de 200 quadros angolanos já empregados pela multinacional portuguesa, desde 2007.
A informação foi avançada, numa entrevista ao jornal OPAÍS, pelo Presidente do Conselho de Administração, Jorge Salgueiro.
Conforme o responsável da ITGest, o referido centro de formação foi apetrechado com a mais alta tecnologia, quer em hardware, quer em software, bem como com sistemas reconhecidos mundialmente, permitindo a esta entidade certificar qualquer formação de Angola para o exterior.
“Hoje em dia, não é preciso deslocar para o estrangeiro em busca de uma formação certificada, porque já pode ser feita no país, a nível daquelas que são as grandes marcas, como é a SAP (Sistemas, Aplicações e Produtos em Processamento de Dados), que certifica todos os seus utilizadores na área de sistema, explicou.
Com 17 anos de existência no mercado angolano das tecnologias até à presente data, a ITGest empregou mais de 200 angolanos, distribuídos em diversas áreas de trabalho, num universo de mais de 700 profissionais.
Em termos de volume de negócios, segundo garantias do seu PCA, a empresa portuguesa factura, anualmente, dezenas de milhões de dólares, nos mercados em que opera, como em Angola, Moçambique, Nigéria, Cabo Verde, Portugal, Espanha e Maurícias.
Para Jorge Salgueiro, a sua instituição viveu cinco anos difíceis, provocados pelos vários fenómenos sociais, mas que foram ultrapassados, tendo em conta os esforços do Governo angolano na gestão de tais situações.
“Angola está no rumo certo, eu digo que há ciclos fáceis e difíceis, este último foi vivido há cinco anos de geração, em que tivemos baixas, devido à queda do petróleo, pandemias, a um nível forte, dificuldades e dificuldades, que foi preciso resiliência do Governo de quem quer gerir um país e poder segurar todo este processo, e o Executivo angolano fez” reconheceu.
ITGest é uma empresa internacional de Sistemas e Tecnologias de Informação, especializada em projectos de Transformação Digital nas mais diversas indústrias, está inserida no Grupo ID, que oferece uma variedade de serviços aos mercados onde opera, estando dividido essencialmente em três linhas de serviço, nomeadamente Tecnologia, Consultoria de Gestão, Recursos Humanos e Formação.
Por: Adelino Kamongua