O secretário de Estado da Energia, Arlindo Carlos, afirmou ontem, em Catabola, província do Bié, que os investimentos no sector eléctrico vão permitir alavancar as actividades produtivas para um rápido desenvolvimento das várias regiões do país.
Arlindo Carlos trabalhou neste domingo nesta província centrosul do país, onde constatou o andamento dos projectos de energia nos municípios do Andulo, Nharêa, Catabola e Cuito.
Segundo o secretário de Estado, os investimentos no sector, entre os vários ganhos, vai ainda alavancar a produção agrícola, para o combate à pobreza no seio da população.
Por isso, assegurou que o governo vai continuar a trabalhar para a melhoria do fornecimento de energia eléctrica, através da integração de quatro municípios desta província à rede nacional, a médio prazo, de acordo com a Angop.
Durante a sua estada no Bié, Arlindo Carlos visitou, no município do Andulo, a central térmica e o terreno onde vai ser construída a nova subestação eléctrica, que terá uma capacidade de 20 megawatts.
Na Nharêa, o secretário de Estado para Energia constatou o andamento das obras de construção da subestação eléctrica, assim como foi informado sobre o projecto de electrificação da vila.
Já em Catabola, o responsável visitou o projecto de electrificação desta localidade.
Enquanto isso, o vice-governador para área técnica e infra-estrutura, Edgar Hilário, apelou à classe empresarial a investir no sector produtivo nos municípios do Andulo, Nharêa (Norte) e Camacupa, Catabola (Leste), salientando que a problemática da energia eléctrica está ultrapassada.