A indústria cimenteira e o sector salineiro, incluindo as pescas, podem ser impulsionados pelo funcionamento em pleno do Corredor do Lobito, que está a receber investimentos de vários países
O secretário-geral da Câmara de Comércio de Benguela, Carlos Pinto, acredita num rápido crescimento da indústria nesta província, em função dos investimentos público-privados que serão realizados para a modernização das suas infra-estruturas. “Estamos a falar de uma infra- estrutura estratégica, que vai impactar no mercado de trabalho, pois muitos jovens terão o seu emprego assegurado e as famílias terão renda.
Penso que a modernização das infra-estruturas que compõem o Corredor de Desenvolvimento Económico do Lobito vai impulsionar, em grande medida, a indústria na província e nas regiões vizinhas”, admitiu, realçando ainda que as finanças da província vão crescer muito.
Acrescenta que os produtos poderão ser transportados com eficiência, segurança e com custos baixos, o que vai, seguramente, atrair os empresários que terão no Caminho de Ferro de Benguela (CFB) um parceiro confiável.
O responsável associativo indica que, além de servir de canal para exportação de minérios vindos da Zâmbia e do Congo Democrático, o Corredor do Lobito, mormente o comboio do CFB, vai servir também para maximizar as exportações de Angola.
Dentre os produtos exportáveis, Carlos Pinto cita os casos do cimento, do sal, do peixe e de outros cujas indústrias estão ser reactivadas na província de Benguela, que possui, actualmente, o segundo pólo industrial do país. Destacou ainda o facto de estar a ser construída, no Lobito, uma refinaria que vai ajudar a mitigar a carência de derivados de petróleo e que poderá, igualmente, ser exportado. “Além do Congo Democrático e da Zâmbia, temos um mercado muito vasto na África Central, com mais de 300 milhões de pessoas que podem consumir os nossos produtos. O Congo Democrático pode servir também como porta para atingirmos outros mercados”, indicou. Em todo caso, ressalva que o minério é de facto o produto de maior peso na balança de transportes de mercadorias do CFB e do Corredor do Lobito, de modo geral.
Sobre o Corredor do Lobito O Corredor de Desenvolvimento Económico do Lobito é uma plataforma logística de grande valia, cuja base principal é a cidade portuária do Lobito, na província de Benguela. Ela comporta diversas infra-estruturas, dentre as quais um aeroporto internacional (Catumbela) em fase de certificação, um porto de águas profundas com vários terminais, e um caminho-de-ferro internacional, que parte do Lobito até ao Luau, na província do Moxico, entrando para o Congo Democrático, e agora com ramal em construção na Zâmbia.