Mais de cem funcionários da empresa portuária do Lobito, incluindo o presidente do conselho de administração, administradores executivos, directores, assessores e técnicos, receberam certificados pela sua participação no curso sobre “a integração de equipas como um elemento de transformação”.
A formação, promovida pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), em parceria com o Porto, ocorreu entre os dias 19 e 23 deste mês, com uma carga horária de 6 horas por dia. Essa actividade é parte do programa nacional de educação para o consumo, que está alinhado com as directrizes do governo para aprimorar o atendimento ao consumidor em todas as províncias de Angola.
Durante o evento, Anta Webba, directora-geral adjunta do INADEC, elogiou a decisão do conselho de administração do Porto do Lobito de investir na formação e capacitação dos seus colaboradores, preparando-os para os novos desafios, e destacou que o objectivo do curso foi esclarecer aos participantes sobre a importância do trabalho em equipa, da cultura organizacional e do foco no consumidor.
Além disso, o INADEC manifestou a sua disposição em actuar como uma ponte para futuras acções de capacitação voltadas aos trabalhadores do porto do Lobito.
Por sua vez, o PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, manifestou a sua gratidão e elogiou a metodologia dos instrutores na disseminação de conhecimento durante os cinco dias de formação, ressaltando a importância de preparar os colaboradores para atingir os resultados almejados e tornar-se um porto de referência internacional.
O gestor também mencionou que as formações para os funcionários continuarão, sendo ajustadas ao novo modelo de gestão portuária ,isto é de Porto Senhorio.
No final, Celso Rosas fez a entrega de lembranças aos formadores do INADEC, como forma de reconhecimento do sucesso do trabalho desenvolvido, o que mereceu de imediato o agradecimento dos formadores.