O Instituto Geológico de Angola (IGEO) e a Engineering Services Angola Lda(ESA) assinaram um memorando de cooperação técnico-científica para a exploração de fertilizantes mineral simples para apoiar o sector agrícola
Patrícia de Oliveira
O memorando visa estabelecer bases para a cooperação nas áreas técnico-científicas das geociências, troca de informações, realização de missões conjuntas e pesquisas.
De acordo com o PCA do Instituto Geológico de Angola (IGEO), José Manuel, o memorando é de extrema importância porque irá servir para exploração de agro minerais para o sector agrícola, sublinhando que o IGEO possui informações fidedignas para encontrar diferentes recursos minerais.
“O memorando entre o IGEO e a empresa ESA vem estabelecer uma relação de parceria que já existe algum tempo e torna- se oficial”, disse.
O responsável reconheceu ainda que os ganhos são vários porque a empresa ESA terá informações com precisão dos locais que poderá explorar os recursos.
Enquanto que para o Instituto irá aumentar os conhecimentos, aprimorar as técnicas de exploração, além de arrecadar valores monetários.
Em relação as empresas que recorrem ao estrangeiro para pesquisas, José Manuel assegura que o IGEO pode fazer este trabalho e as empresas podem poupar recursos e divisas.
Por sua vez, o director-geral da ESA, Eduardo Neto,salientou que, desde 2016, a empresa começou um trabalho de estudos e ensaios, testes para fornecer agro minerais no mercado nacional que hoje é uma realidade.
O resposta referiu que a ESA tem uma longa tradição na indústria extrativa e é muito vocacionada para o sector da construção.