A dirigente que falava no workshop sobre Recursos Minerais e a Cadeia de Valor do Ouro, em alusão às jornadas do mineiro em Angola, considerou que o evento é de extrema importância, porque visa reflectir sobre várias temáticas no domínio dos recursos minerais, com particular realce o do ouro.
“A província do Huambo é parte de uma região rica em recursos minerais, potencialmente em ferro, estanho, urânio, ouro, magnésio, volfrámio; molibdénio; florite, barite, fosfato, cobre, grafite e minerais para a construção civil, designadamente argilas, caulino, areias e granitos”, disse. Para a dirigente, ao sublinhar as potencialidades mineiras recém-mencionadas e convicta que a província do Huambo pode desempenhar um papel crucial no processo de crescimento e desenvolvimento da indústria extractiva, com particular realce para as do ouro, diamante e terras raras.
Sendo que apesar da existência destes projectos, um dos entraves para o desenvolvimento satisfatório do sector mineiro na província está associado à exploração ilegal, vulgo garimpo, acarretando diversos efeitos adversos desde os aspectos financeiros, humanos, até ambientais. Neste particular, continuamos em estreita colaboração com as forças de defesa e segurança, e as autoridades tradicionais, empenhados na implementação de estratégias e medidas adequadas para combater à exploração ilegal de minerais, sublinhando que constitui, igual- mente, preocupação escassa com- participação das empresas.