A província de Luanda vai receber um novo investimento industrial com a construção do Complexo Industrial do Kikuxi, um investimento do Grupo Silvestre Tulumba, que visa aumentar a oferta de bens alimentares e produtos de higiene no mercado nacional, por formas a reduzir a dependência de importações e contribuir para a estabilização dos preços.
De acordo com a nota a que tivemos acesso, com a data de inauguração prevista para Setembro próximo, alusivo aos 50 anos de Independência Nacional, o projecto promete revolucionar a produção local de alimentos e vai, numa primeira fase, criar cerca de quatro mil postos de trabalho, constituindo uma fonte estável de rendimento para muitas famílias, contribuindo para a redução do desemprego e para o fortalecimento da inclusão social.
A Silvestre Tulumba – Investimentos e Participações, através do seu braço industrial, o Polo Industrial de Bebidas e Alimentos de Angola Lda – POIBA, tem como objectivo, na criação dos complexos industrial de Luanda e Kikuxi, a produção em larga escala de produtos alimentares essenciais, como massas alimentícias, óleos alimentares de soja, girassol e palma, ketchup, mayonese, mustarda, biscoitos, bolachas maria, Waffer´s e Oreo, derivados de laticínios nomeadamente, Yogurte, Leite UHT, queijo, manteiga e leite condensado. As bebidas a produzir destacam-se os refrigerantes, sumos naturais, água de mesa, cerveja e vinhos, que serão complementados por produtos de higiene como papel higiénico, guardanapo de papel, rolos de cozinha, fraldas descartáveis, pensos higiénicos, pasta dentária, shampoo, gel de banho, sabote e lixívia, assim como outros bens de consumo indispensáveis ao dia-a-dia dos angolanos.
A S. Tulumba – Investimentos e Participações, Limitada, tem vindo a afirmar-se como um dos principais motores da economia angolana, com uma visão clara de crescimento sustentável e um compromisso firme na criação de emprego.