O Governo prevê privatizar, em 2024, 31 dos 63 activos disponíveis no quadro do Programa de Privatizações (PROPRIV 2023-2026), disse hoje, em Luanda, o chefe de departamento de privatizações do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), João Sionguele.
Falando no seminário, promovido pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), em parceria com a Associação dos Jornalistas Económicos (AJECO), sublinhou que entre os activos destacam-se a ENSA, TV Cabo e 39 unidades hoteleiras da rede IU, IKA e BINA, distribuídos por 15 das 18 províncias do país.
João Sionguele lembrou que em 2023 foram privados cerca de 11 activos, com um valor contratualizado de cerca de 49 mil milhões de kwanzas.
O chefe de Departamento de Privatizações reforçou que, desde a execução do PROPRIV, recebeu-se cerca de 600 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o mesmo, no PROPRIV foram privatizados 103 activos, num valor contratualizado de 1.03 mil milhões de kwanzas.
João Sionguele frisou que do total privatizado cerca de 70% do valor contratualizado corresponde a adjudicações a empresas estrangeiras.