O Governo de Angola passará a poupar 19 milhões de litros de combustível por ano, com a inauguração, ontem, do “Parque Fotovoltaico de Saurimo, Lunda-Sul”, pelo Ministério da Energia e Águas (MINEA).
A utilização de energia eléctrica limpa vai igualmente evitar a emissão de mais de 68 mil toneladas de CO2 por ano. Com uma potência instalada de 26.13 megawatts (MW), o parque vai produzir electricidade verde para abastecer 171 mil e 565 pessoas da província da Lunda-Sul.
Esta acção consta do objectivo do Governo de Angola, identificado no plano “Energia Angola 2025”, que visa diversificar a matriz energética do país e ter cerca de 60 por cento da sua população rural com acesso à electricidade.
Orçado em 38,8 milhões de euros, a empreitada comporta um total de 44 mil e 850 painéis solares e vai produzir mais de 49.000 MWh/ano. O comunicado de imprensa citado pela Angop adianta que para escoar esta energia será construída uma linha de média tensão de 15 kV que interligará o parque solar ao posto de seccionamento que estará preparado para as futuras ligações dos postos de seccionamento de Tchicumina, Nhama e a interligação da linha da Hidrochicapa.