Governo fecha o ano com dívida a rondar os 47 mil milhões de dólares. 319 Milhões de dólares são de dívida de curto prazo
A dívida do governo deve fechar o ano nos excatos 47,3 mil milhões de dólares, de- pois de ter rondado os 47,7 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2022. Contas feitas, o Excecutivo reduziu a dívida em mais de 410 milhões de dólares do segundo para o terceiro trimestre de 2022. Conforme os dados da Dívida Externa Bruta Total por Sector Instituicional do BNA a que OPAÍS teve acesso, desta dívida, um pouco mais de 319 milhões de dólares é dívida de curto prazo.
Uma dívida que como se pode verificar no documento, vem sendo “carregada” desde o início do ano que agora caminha para o fim. Bancos terminam 2022 com dívida de mais de 885 milhões de dólares A dívida das Sociedades de captação de depósitos, da qual constam os bancos, com excepção do banco central, ou seja Banco Nacional de Angola, é de 885 milhões de dólares, conforme os dados do próprio Banco Nacional de Angola a que OPAÍS teve acesso. Uma dívida que, mostra o documento, já esteve mesmo acima dos 1 mil milhões de dólares no primeiro trimestre do ano que agora caminha para o fim.
Mas se por um lado há boa nova de que as Sociedades de captação de depósitos têm estado a pagar a sua dívida, por outro, fica a apreensão, de saber que maior parte da dívida, mais de 97%, exactos 860 milhões de dólares, são de dívida de curto prazo. Por sua vez, o Banco Nacional de Angola deve terminar o ano com uma dívida de 2,2 mil milhões de dólares. E tal como o governo, o BNA também optou por reduzir a dívida, já que esta mesma dívida, chegou a rondar os 2,3 mil milhões de dólares no primeiro e segundo trimestre do ano em curso.