O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, assegurou ontem, em Luanda, que a modernização da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) tem como objectivo atrair mais investidores
José de Lima Massano, que falava durante a cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Conselho de Administração da AIPEX, nomeadamente Sérgio Amado e Jerónimo Pongolola, disse que a modernização da instituição vai garantir que os seus benefícios sejam materializados na economia angolana.
O ministro de Estado destacou a importância de acelerar e dinamizar projectos de investimento com apoio institucional, aduaneiro e fiscal, ressaltando que a decisão final sobre a localização dos investimentos cabe aos investidores.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo Rangel, apelou aos governantes de todas as províncias para criarem incentivos que atraiam investimentos para além das zonas costeiras, onde há melhores infra- estruturas e mão-de-obra qualificada.
O responsável sublinhou que a AIPEX não pode direccionar os investidores para zonas específicas, pois o seu papel é apoiar os investi- dores, enquanto os governos locais devem criar condições de atractividade.
Jerónimo Pongolola, um dos novos administradores, enfatizou que a missão da AIPEX é garantir que investimentos privados fluam para o mercado nacional, promovendo segurança alimentar e exportações.
Reconheceu o desafio de descentralizar os investimentos de Luanda, Benguela e Lubango, e garantiu que a AIPEX prestará atenção ao potencial das outras províncias.
A AIPEX tem a missão de promover e captar investimentos privados, internos e externos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e a diversificação das exportações de produtos e serviços do país.
POR:Francisca Parente