Inaugurada há cerca de dois anos, a obra de asfaltagem da primeira estrada intermunicipal do Belas, que custou aos cofres públicos cerca de 4 mil milhões de Kwanzas, enquadrada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), fracassou por supostos erros de engenharia hidráulica, apesar de ter sido fiscalizada pelo Laboratório de Engenharia de Angola
Face a esta situação, o Governo aplicou a cláusula de garantia e solicitou que a empreiteira HS Construção retificasse a obra da estrada Costa Gabriel, no distrito urbano do Morro dos Veados, município do Belas, em Luanda, com realce para a ponte sobre o rio Wala, que foi partida na totalidade para ser construída outra com nova configuração.
Em declarações ao OPAÍS, o administrador do distrito urbano do Morro dos Veados, André Chioco, garantiu que a obra está a ser refeita sem que o Governo gaste nenhum dinheiro adicional. “Não há nenhum dinheiro que voltou a sair dos cofres do Estado. Conversamos com o empreiteiro, porque a obra estava no período de garan- tia”, esclareceu o administrador.
Assim, a HS Construção está a refazer a ponte no seu todo, devendo reparar também partes do troço de cerca de 8 quilómetros já de- gradados ao longo da sua extensão e a ponte sobre o rio Wala que, em época chuvosa, não desassoreia a água, o que dá vasão à inundação de residências e intransitabilidade de veículos.
Apesar de a obra não ter sido feita no seu mandato, André Chioco admitiu que houve falhas na projecção e execução da ponte, particularmente nos cálculos feitos pelos engenheiros hidráulicos.
“Enquanto seres humanos falhamos, e falhámos na construção desta ponte”, reconheceu o responsável, que promete maior controlo nesta nova fase para que erros do passado não se repitam.
Curiosamente, na fase da consignação da obra, o director-geral adjunto do Laboratório de Engenharia de Angola (INEA), Luís Peixoto, afirmou que a sua instituição destacaria uma equipa para fazer acompanhamento da obra, com foco no controlo da qualidade da mesma.
“Deslocaremos uma equipa específica que estará vocacionada para este troço e, a partir daí, faremos o controlo diário de qualidade de todos os trabalhos, desde o início até à entrega da obra”, referiu, na altura.
A estrada foi projectada para ligar a Avenida Fidel Castro (Via Expresso) à Estrada Nacional número 100 (EN 100), no desvio de acesso ao Autódromo de Luanda, como uma alternativa para desafogar o trânsito na zona do Museu da Escravatura e Morro dos Veados, mas acabou por ser asfaltada apenas até ao conhecido campo da UGP.
Neste particular, o administrador André Chioco disse que a situação constitui preocupação e prioridade do administrador municipal “que também encontrou essa obra e se sentiu surpreendido ao identificar que uma via que dá acesso a dois distritos (Ramiro e Morro dos Veados) não termina, provavelmente, onde devia ser.
Nova estrada
Para o Morro dos Veados, André Chioco disse que este já tem inscrito e aprovado, para a segunda fase do PIIM, terraplanagem e asfaltagem da estrada que liga à EN 100, com ponto de referência o Lodje Mupas, passando pelo Matadouro, ao Bairro Mundial.