O Fundo Global vai disponibilizar USD 126 milhões para o combate à malária, tuberculose e VIH no país, afirmou, essa Quinta-feira, em Luanda, a chefe de departamento África e Médio Oriente da organização, Caty Fall Sow.
O responsável, que anunciou o facto à imprensa no final de uma reunião com deputados da 5ª Comissão da Assembleia Nacional, dedicada a questões de Economia e Finanças, o financiamento será utilizado nas províncias de Benguela, do Cuanza-Sul e do Bié. Explicou que a escolha dessas províncias teve em conta o perfil de saúde, a taxa de mortalidade e mobilidade, as infra-estruturas, entre outros factores, segundo a Angop.
Por sua vez, o deputado João Mpila disse que a Comissão de Economia e Finanças vai continuar a trabalhar, principalmente no quesito da fiscalização, para a execução desses financiamentos. “Vamos continuar a fiscalizar, porque sabemos que quando esses projectos não são cumpridos a percentagem de responsabilidades não executadas é exactamente a percentagem do corte efectivado, e não é isso que queremos”, disse. O Fundo Global é uma organização voltada para o combate à pandemia de VIH/SIDA, tuberculose e malária.