O Programa de Fomento da Produção Pecuária, iniciado em 2019, permitiu distribuir 499 mil 380 pintos da raça “Boschved” a 15 mil 890 famílias, em 16 províncias de Angola, nos últimos três anos, com vista o desenvolvimento do sector avícola no país. Segundo o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, a província da Huíla foi a que registou maior número de famílias beneficiadas, que também foram submetidas a devida assistência técnica.
O ministro disse que, a par da avicultura, também está em curso o Programa de Fomento da Suinicultura, que já beneficiou mais de 106 famílias nas províncias da Lunda Nor- te, Benguela e Huíla, onde foram distribuídos 445 suínos de raça rústica melhorada. Ainda no sector pecuário, o governante fez saber que está em fase de conclusão a implementação do Projecto de Desenvolvimento Integrado de Samba Cajú, que decorre, com sucesso, no Planalto de Camabatela, visando a instalação de infra- estruturas de apoio à produção neste domínio.
António de Assis disse que este projecto centra-se, essencial- mente, na instalação de postos de controlo sanitário, centros de quarentena, espaços para a realização de leilões, feiras de gado, confinamento de animais, assistência técnica aos produtores, reabilitação e apetrachamento das instalações dos serviços de veterinária.