Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco de Negócio Internacional (BNI) assinaram ontem, em Luanda, acordo que permite concessão de garantias de crédito às micro, pequenas e médias Empresas e Empreendedores Singulares O acordo assinado entre o FGC e o BNI deve beneficiar as cooperativas e pequenos agricultores que se encontram devidamente certificados pelo INAPEM, dedicados à produção de milho, feijão, soja, café, ovos e frangos.
Em termos práticos trata-se de um acordo de cooperação para concessão de garantias de crédito às micro, pequenas e médias Empresas e Empreendedores Singulares, ao abrigo do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC). O documento foi rubrica- do pelo presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, e pelo presidente da Comissão Executiva do BNI, Mário Moreira Palhares.
Fica assim aberta mais uma via para mitigar as dificuldades do acesso ao crédito por parte das pequenas entidades ligadas ao agronegócio. O Fundo de Garantia de Cré- dito é uma instituição financeira não-bancária, criada a 4 de Maio de 2012 por Decreto Presidencial n.º 78/12 em 2012, responsável pela promoção, defesa e desenvolvimento do Sistema Nacional de Garantias, bem como actua como contragarante nas operações das demais instituições em conjunto com todas as instituições financeiras que se dedicam à concessão de garantias de crédito.