Numa curta entrevista, o director-geral do Grupo Eventos Arenas diz que estão a cumprir o objectivo de participar no processo de alavancagem da economia nacional, ao mesmo tempo que destaca a importância de Benguela na economia. 300 empresas estão confirmadas na feira que arranca no dia 24 deste mês
Desde 2011 que a Feira Internacional de Benguela é organizada pela Eventos Arena e Governo local. Qual é o impacto que a feira tem tido na economia da província de Benguela, concretamente na instalação de empresas e na empregabilidade?
Desde 2011 que o Grupo Are- na/ Eventos Arena abraçou esse desafio. Foi por uma questão de posicionamento da marca, realizando, assim, o primeiro grande evento ao nível nacional fora da cidade de Luanda. Em 2º lugar relançar a economia da província e projectar a província como o segundo pólo de desenvolvimento da economia de Angola. Todos estes anos passados até à edição actual a FIB ocupou um lugar no marco do desenvolvimento e projecção da economia local, posicionando- se assim como uma grande porta de entrada para investimentos locais e, por consequência, o surgimento de novos postos de trabalho, criando assim um leque de grande parcerias público-privadas.
A FIB tem tido uma forte componente industrial. Como será este ano?
A feira FIB é de carácter nacional e internacional, desde o ano de 2011, que a organização tem apostado na produção nacional, em particular na indústria nacional e, para este ano, continuaremos com a mesma linha, não descurando os demais sectores de actividade existentes na feira. Teremos, novamente, o Corredor do PDIC, um espaço que englobará as empresas industriais locais, que estão localizadas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela. Para além da presença dessas empresas também teremos empresas industriais de outras províncias.
Que tipo de indústria teremos este ano?
Para o ano de 2023, a FIB contará com as seguintes indústrias:
• Indústria Alimentar;
• Indústria de Plásticos / Cartonagem;
• Indústria de Saúde e Cosméticos;
• Indústria Cimenteira;
• Indústria de Construção e Indústria Oil & Gás;
Além das locais, haverá participação de empresas de outras regiões do país?
Quantas serão? Para além das empresas locais, contamos, também, com participação de empresas oriundas de outras provínciais do pais, como Luanda, Bengo e Huila.
A FIB tem o selo de feira inter- nacional, mas parece que a participação tem sido apenas de empresas estrangeiras já instaladas em Angola. Ou este ano vem alguma empresa expor produtos e serviços?
Para esse ano, não temos empresas estrangeiras oriundas de outros países, apenas temos empresas estrangeiras, mas que já operam em Angola e que têm capital misto. Estamos a reforçar os nossos contactos comerciais a nível internacional para voltarmos a ter uma participação internacional.
Como será representado o sector da banca e dos seguros, que são os suportes dos investimentos, sobretudo os privados?
O sector da banca e seguros para essa edição está com uma grande presença, temos a presença dos principais bancos e seguros de Angola, teremos empresas a participar no ciclo de conferências e palestras, temos bancos e seguros como patrocinadores oficiais pela 1º vez nessa edição.
Quantas empresas são esperadas na FIB-2023?E quais são os sectores?
Para a FIB 2023, estão esperadas cerca de 300 participações directas e indirectas, onde os principais sectores em exposição são agricultura; alimentação e bebidas, banca e seguros, construção civil, energia e ambiente, indústria extractiva e transformadora; tecnologias de informação e comunicação, transportes e logística, metalomecânica, turismo e hotelaria entre outros.
Grande parte dos investimentos estrangeiros são feitos ainda em Luanda. Não está fácil convencer os empresários a investirem fora de Luanda, como o caso de Benguela, por exemplo?
A realização das feiras em particular a feira de Benguela, tem como principal objectivo alavancar a economia nacional e em particular a economia local, posicionar a província de Benguela como o 2º maior pólo de desenvolvimento económico do país através de atracção de novos investimentos locais, levando assim os investidores a olharem para Benguela e para a feira FIB como uma grande oportunidade de crescimento de parcerias, e de fazer networking. Este ano a FIB 2023 está não só a atingir os objectivos de participação preconizados bem como a ultrapassá-los com a presença maciça das principais empresas do sector financeiro, telecomunicações e tecnologias de informação, serviços, indústria, preenchendo na totalidade os 4 pavilhões, o que levou a organização a montagem de um pavilhão tenda extra.
Quanto custa realizar uma feira fora de Luanda, e qual é a área total da realização da Feira?
A área total a ser ocupada pela FIB 2023 é de 15.000 m2 e a área útil e de +- 9.000 m2 . Os custos com a organização e produção da FIB 2023 estão orçados em 75. 450.000,00 Kz.