A 19ª edição da feira do gado na província da Huila, arrancou na tarde de hoje (17 de Agosto), registando uma fraca adesão dos fazendeiros associados a Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), no âmbito das festividades da Nossa Senhora do Monte, padroeira da cidade do Lubango
João Katombela, na Huíla
Ao todo, são 15 fazendas que estão presentes na 19ª edição da feira do gado que decorre na cidade do Lubango, capital da província da Huila, em alusão a 30ª edição da Expo-Huíla aberta ontem.
Durante os três dias de feira, vão estar expostas mais de 100 cabeças de gado, entre bovino, caprino, equino e galináceos, para a apreciação de todos os visitantes.
Durante a cerimónia de aberta da 19ª edição da feira do gado, o Presidente da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Salvador Rodrigues, disse que a organização que dirige ainda enfrenta inúmeras dificuldades para alcançar os seus objectivos.
Segundo o mesmo, entre os objectivos trançados pela agremiação que dirige, destaca-se a redução da importação da carne, que consome milhares de kwanzas da economia nacional.
“A Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola, está preparada para responder aos desafios do país, no que a redução das importações diz respeito, particularmente na importação da carne, estamos a espera que o Governo crie políticas viradas para o apoio a actividade agro-pecuária” disse.
Por outro lado, Salvador Rodrigues, enalteceu a aprovação Plano Agro-Pecuário, aprovado recentemente pelo Presidente da República, que visa apoiar as iniciativas dos criadores de gado de todo o país.
Para além das fazendas, participam igualmente 30 empresas que actua no agro-negócio, desde as tecnológicas, as fornecedoras de serviços com destaque para a produção de equipamentos e forragem.
O corte da fita inaugural coube a Vice-Governadora Provincial para o sector Político Social e Económico da Huíla, Maria João Tchipalavela, que disse na ocasião, o Governo Provincial está aberto para prestar qualquer apoio dentro das suas capacidades.