A 20.ª edição da Feira Agro-pecuária da Huíla, a ter lugar no Lubango, de 15 a 18 de Agosto, vai expor 700 cabeças de gado bovino melhoradas, 300 das quais para leilão, onde se prevê fazer negócios na ordem dos 300 milhões de kwanzas.
Comparativamente ao igual período de 2023, há um aumento de 300 cabeças em exposição, devido à mobilização de mais 40 fazendeiros de Benguela, Cuando Cubango, Namibe, Cuanza-Sul, Cunene e Huíla.
Em declarações à imprensa, a propósito dos preparativos do certame, o secretário-geral da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Carlos Damião, afirmou que os expositores trarão raças como Brahman, Brangus, Canchim, Guzerá, Hereford, Nelore, Senepol e o boi tradicional.
Referiu que a feira vai incluir a exposição de ovinos, caprinos e aves, sendo que a de suíno não é possível de momento, devido a problemas da peste que assolou a região sul do país no primeiro semestre.
Reforçou que, a par da feira, serão realizados workshops com os criadores, com destaque para o de prevenção do roubo de gado, sobre a peste suína, bem como serão analisadas temáticas para a preparação da Assembleia-geral 2024-2028.
O evento faz parte do programa económico das Festas de Nossa Senhora do Monte, que arrancam nesta quinta-feira, 01 de Agosto.