A iniciativa, que integra o Programa de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar, prevê a distribuição de motocultivadores e tractores para diversas cooperativas locais, reafirmando o compromisso do FADA com a modernização do sector agrícola.
Ao todo, o FADA vai financiar nove tractores, sendo três tractores pesados e seis micro tractores, além de oito motocultivadores, que serão entregues a beneficiários que cumpriram os requisitos necessários. Entre os contemplados estão cooperativas e empresas da região, como a Cooperativa Kwata Litemo Namukueno, a Cooperativa Kahila, a Empresa Japas & Filhos e a Sabeca Empreendimentos Lda.
Essa acção faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo para fortalecer a agricultura familiar, que é responsável por mais de 82% dos alimentos que abastecem as famílias no país. O FADA, com o financiamento de mais de 291 equipamentos agrícolas em todo o território nacional, tem sido uma das principais entidades impulsionadoras da me canização no campo, permitindo maior produtividade e modernização nas práticas agrícolas.
De acordo com o documento a que este jornal teve acesso, a entrega dos equipamentos no Cuando Cubango insere-se no Programa de Mecanização Ligeira, que visa proporcionar meios acessíveis para que pequenos agricultores e cooperativas possam melhorar as suas técnicas de cultivo.
Ao facilitar o acesso a tractores, motocultivadores e outros equipamentos, o programa promove a modernização do trabalho agrícola, aumentando a produção e garantindo a segurança alimentar no país.
O FADA, por meio de parcerias com o Executivo, também lançou uma Linha de Financiamento Especial para a aquisição desses equipamentos, facilitando a obtenção de crédito para pequenos agricultores e cooperativas. Essa linha de crédito tem como objectivo acelerar a produção agrícola, alavancar a produtividade e introduzir novas práticas tecnológicas no sector, promovendo um crescimento sustentável e moderno.
FADA já financiou mais de 3 mil projectos
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) já financiou mais de 3.780 projectos agrícolas em todo o país, com o objectivo de modernizar práticas agrícolas e fortalecer a agricultura familiar. A iniciativa insere-se no programa de aceleração da agricultura familiar e na promoção da segurança alimentar.
Segundo o FADA, esta iniciativa visa promover a modernização das práticas agrícolas, aumentar a produção e empoderar famílias que vivem da agricultura, com especial foco na agricultura familiar. Através de um produto financeiro voltado à aquisição de equipamentos agrícolas, como multicultivadores e micro tractores, os agricultores têm a oportunidade de reembolsar o financiamento em até cinco anos.
O processo de financiamento, que já se encontra na segunda fase, abrange todas as 18 províncias do país. As províncias com maior número de projectos financiados incluem o Huambo, com 311 projectos, e a Huíla, com 254, sendo que esta última ocupa a segunda posição em termos de valores desembolsados, com 3,18 mil milhões de kwanzas, atrás apenas de Luanda.
POR:Francisca Parente