O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) prepara 25 milhões de Kwanzas de crédito para as Caixas Comunitárias com o objectivo de reforçar a tesoura- ria das associações e cooperativas agrícolas do país. Trata-se de uma modalidade de financiamento criado com a finalidade de apoiar, entre outras actividades, a preparação de terra e a aquisição de insumos e equipamentos, conforme a nota a que OPAÍS teve acesso.
O crédito às Caixas Comunitá- rias traz consigo entre as vantagens a taxa de juro especial, de 3% ao ano, o período pagamento e a possibilidade de contribuir para o aumento da renda das famílias, assim como para a sustentabilidade da cadeia de valor. Com o crédito às Caixas Comunitárias, as cooperativas podem solicitar até 25 milhões de Kwanzas, podendo liquidar em 60 me- ses, com uma taxa de 3% ao ano e atribuição de seis meses de carência e juro. Acresce a isso que este é um projecto que vai se focar nas províncias do Huambo, Bié e Malanje, pelo que deveria ser apresentado naquela região de 29 de Agosto a 7 de Setembro.
No fim-de-semana, o FADA participou na IV edição da Feira da Batata e do Milho, que de de- correu de 31 de Agosto a 2 de Setembro, no município do Cuito, província do Bié. A feira teve como objectivo divulgar as potencialidades agrícolas e atrair investimento para a referida província através da interação com investidores nacionais e internacionais.
No stand do FADA, os visitantes encontraram os diversos serviços prestados pela instituição, nomeadamente financiamento directo à produção, financiamento ao investimento e o financiamento para apoio à comercialização. O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário é uma instituição adstrita ao Ministério das Finanças, encarregue de conceder recursos financeiros às acções viradas para o desenvolvimento da produção alimentar camponesa e para o agronegócio.