O administrador executivo para área de negócios para o Fundo de Apoio e Desenvolvimento Agrário (FADA), Renato Baptista, disse , ontem , no Huambo, que foram financiados 800 projectos a nível de Luanda com valores aproximadamente a 4 mil milhões de kwanzas para dinamizar o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI),
Segundo Renato Baptista, Luanda é a província com maiores projectos financiados pelo FADA.
Conforme referiu, muitos operadores de Luanda absorvem a produção de outras províncias para comercializarem nos grandes centros comerciais da capital.
Explicou que, Luanda, por ser o maior centro comercial e consequentemente se verificar maior inconformidade a nível do comércio no exercício2021/2022, foi a província com mais financiamentos.
Fez saber que a sua instituição pretende alterar o paradigma porque existem províncias que possuem um número elevado de áreas aráveis ainda por explorar como é o caso do Huambo, Bié, Moxico e Cuando Cubango.
“Criamos produtos financeiros específicos para aproveitar as potencialidades das províncias, sendo que a nível do Moxico e Cuando Cubango estamos a dinamizar na produção do mel. Apesar das dificuldades, os produtores não têm acesso a todos os produtos financeiros e no Cuando Cubango estamos a dinamizar a produção de arroz”, anunciou
Por outro lado, Renato Baptista disse que, recentemente, foram recepcionadas 440 solicitações de apoio e que a sua organização pretende apoiar as famílias na produção do arroz, o que, de alguma forma, frisou, terá uma relevância nos índices de importação .