Duzentos agricultores, dos 43 mil cadastrados pelo gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas do município da Matala, província da Huíla, vão receber, este mês, um financiamento de até 15 milhões de kwanzas, cada, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Cada agricultor associado em cooperativas, com até dois hectares e meio, receberá cinco milhões e 500 mil kwanzas e o de cinco será contemplado com 15 milhões de kwanzas.
Falando à ANGOP sobre o financiamento, o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Bernardo Chicomo, afirmou que o processo iniciado em Outubro de 2023, teve a duração de um mês e estende-se por quatro anos, aguardando apenas pela alocação das verbas.
Segundo o técnico, nesta altura decorre o processo de assinaturas de contractos de concessão de créditos, que serão disponibilizados a posterior, com um período de carência de um ano.
Sublinhou que se registar anomalias no reembolso, o beneficiário poderá responder civil e criminalmente, pelo que aconselhou lisura e transparência na recepção e aplicação dos dinheiros em questão.
Para a presente campanha agrícola foram lavrados mais de 173 mil hectares, com previsão de colheitas de mais de 100 mil produtos alimentares diversos.