No âmbito do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, aprovado em Junho deste ano, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) já financiou 173 cooperativas com Caixas Comunitárias
Em declarações ao jornal OPAÍS, a presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, disse que essas iniciativas estão adstritas às províncias do Huambo, Bié e Malanje.
Segundo a responsável, para o apoio a essas cooperativas, o FADA desembolsou um valor de mil milhões e 343 milhões de Kwanzas. Deste montante, explicou, foram beneficiados, directamente, 8 mil e 650 pessoas afectadas às respectivas cooperativas.
Todavia, frisou, incluído os agregados destes beneficiários, o apoio teve impacto a 50 mil e 170 pessoas que se beneficiaram de forma indirecta e vai gerar apenas numa época da campanha agrícola acima de 148 mil toneladas de produtos diversos.
A outra iniciativa, ainda no âmbito do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, é o projecto de mecanização ligeira da agricultura familiar.
Neste programa, Felisbela Francisco disse que o FADA financiou um total de 150 equipamentos para 150 cooperativas que estão distribuídas em 8 províncias. Este financiamento, destacou, está avaliado em mais de 2 milhões e 36 milhões de kwanzas.
“Com esse financiamento, as cooperativas vão aumentar as áreas de terras cultivadas em cerca de 13 mil e 500 hectares. E isso vai também impactar a nível da produção, representando um resultado acima de 128 mil toneladas de produtos diversos em apenas uma época agrícola”, destacou.
Felisbela Francisco divulgou esses dados ao jornal OPAÍS no final da Reunião do Conselho de Governação Local na província do Cunene, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço. Participaram da referida reunião os 18 governadores provinciais do país e membros do Executivo, entre ministros e secretários de Estado.