Inicialmente prevista para decorrer de 15-18, a Exposição Indústria acontece de 29 de Março a 01 de Abril. Do estrangeiro não vem nenhuma empresa. Se o número de inscritos não aumentar, haverá uma quebra significativa comparativa- mente a ultima edição
Em acertos finais, a Expo-indústria vai reunir mais de 50 empresas ligadas à indústria extractiva, transformadora e alimentar, quando na última edição foram 280 empresas. Empresas estrangeiras que operam em Angola vão marcar presença no evento que tem dimensão nacional e com as inscrições ainda a decorrerem. “O número de empresas ainda pode crescer muito.
Estamos à espera por mais participações”, disse, acrescentado que estão reservados para a Expo mais de 5 mil metros quadrados. A organização da Expo-Indústria avançou ao jornal OPAÍS que, por razões de agenda, o evento só terá lugar no fim do mês. Revelou que houve uma sobreposição com outras actividades de grande dimensão que envolveram as autoridades do país.
A ida do Presidente da República ao Japão, aonde esteve para atrair investimento estrangeiro, missão que integrou a equipa económica do Executivo, é uma das razões da alteração da data da Expo- indústria. “Tivemos problema de agenda. Há eventos que coincidiram com a realização da Expo-industria. É por isso que só terá lugar no final do mês “, justificou fonte da organização. Para já, acautelou que não estarão presentes empresas vindas do estrangeiro, apenas aquelas detidas por estrangeiros e que já operam em Angola. No entanto, assegura que, além de empresas baseadas em Luanda, são igualmente esperadas firmas que têm sede nas outras províncias.
Organização
A Expo-indústria é uma organização do Ministério da Indústria e Comércio, em parceria com a Eventos Arena, terá lugar na Zona Económica Especial de Viana e será a primeira exposição deste ano. O evento vai já na sua quarta edição, junta anualmente indústrias nacionais que mostram as suas potencialidades e o melhor que já se faz no país. A busca de parceiros é outro dos objectivos da exposição. No calendário de feiras consta a realização da FILDA – a maior bolsa de negócios do país, que terá lugar de 18 a 22 de Julho, em Luanda.
Antes, em Abril, acontece a primeira edição da Feira de Energia e Águas. Consta igualmente do calendário a Feira Internacional de Benguela, que acontece em Maio, a Projekta Angola, em Outubro, e no mês de Novembro acontece a Feira Feito em Angola, uma iniciativa que visa a promoção do Selo “Feito em Angola”, assim como a valorização da produção local.-