A exploração das “Terras Raras” no município do Longonjo, província do Huambo, pode iniciar em 2026, informou, ontem, o director-executivo da administração da mineradora australiana Pensana, Tim George
O responsável, que falava à imprensa, à saída de um encontro com o vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, disse que a exploração iniciará tão logo seja concluído o trabalho de prospecção em curso desde 2015, sendo que a construção das infra-estruturas de apoio começam este ano. O projecto de exploração de “Terras Raras”, inserido no programa “Ozango Mineral”, precisamente baseado na identificação do neodímio e praseodímio, foi concebido para 20 anos no município do Longonjo, nos corredores Oeste desta região do planalto central de Angola.
Tim George assegurou que o projecto prevê a criação de, aproximadamente, mil e 90 postos de trabalho directo, sendo 650 na fase de construção das infra-estruturas e os outros 440 no período efectivo da exploração, para contribuir no desenvolvimento económico local. Lembrou que a exploração será acompanhada com a implementação de programas diversos de responsabilidade social em prol do bem-estar da população, com a dinamização da agricultura sustentável e na capacitação profissional dos jovens no sector mineiro.
O responsável disse que o projecto da reserva mineral poderá contar com a mão-de-obra local, resultante da profissionalização dos jovens da província do Huambo, patrocinada pelo projecto Ozango Mineral, para a potencialização de empregos no município do Longonjo, num programa de desenvolvimento sustentável de mineralização. Com um orçamento inicial aproximado de 200 milhões de dólares norte-americanos, os investidores pretendem, também, participar na dinamização dos programas de desenvolvimento económico, concentrados no Corredor do Lobito e mostrar as potencialidades minerais da província do Huambo.
Por seu turno, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, disse que o projecto de exploração de “Terras Raras” será mais uma oportunidade concreta para a diversificação da economia e, ao mesmo tempo, para a geração de novos postos de empregos. Para o efeito, reafirmou que o Governo da província do Huambo vai prestar apoios incondicionais para o êxito do projecto no município de Longonjo, para melhor atrair outros potenciais investidores nacionais e internacionais visando o melhoramento das condições de vida da população.