Os norte-americanos desembolsaram, numa primeira fase, 60 milhões de dólares para a construção de dez silos, cujas obras arrancam nos próximos dias, de um pacote de mais de mil milhões de dólares para a construção de 22 infra-estruturas do género um pouco pelo país. O Embaixador dos Estados Unidos em Angola e São Tomé e Príncipe, James Story, em companhia de 17 homólogos, entre europeus e asiáticos, esteve a visitar a área onde vão ser construídos os dez silos, no Pólo Industrial da Catumbela, em Benguela
Os dez silos para grãos prevêem ter uma capacidade, em termos de armazenamento, de 100 mil toneladas e a serem instalados no perímetro do Pólo Industrial da Catumbela. No local de implantação de silos para grãos, os embaixadores ficaram informados dos passos que estão a ser dados tendentes ao início da obra.
O embaixador dos Estados Unidos em Benguela, James Story, aproveitou, num contacto com a imprensa, para reafirmar o compromisso do Governo de Trump para com o corredor do Lobito, de que é tão-somente o maior financiador do projecto.
O diplomata sublinha que, com esse investimento, o seu país pretende ajudar a desenvolver o sector industrial e agrícola de Angola, por entender que o país precisa de produzir para deixar de importar. «Queremos ver o crescimento da indústria agrícola de Angola», manifesta James Story.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela