Mais de 75 milhões de Euros vão ser investidos na construção de um sistema de irrigação da Região Agro-Pastorial de Porto Amboim, cuja empreitada, concebido por via de um contrato, celebrado com a empresa CONDURIL- Engenharia, SAPortugal parte das acções estruturantes previstas pelo Ministério da Agricultura e Floresta no âmbito da promoção socio-económica integrada e sustentado do sector.
O planeado sistema tem em conta o potencial de recursos naturais e sua competitividade, orientados para a geração de emprego, garantir a segurança alimentar, o abastecimento interno, o aproveitamento de oportunidades nos mercados locais, regional e internacional. Há muito que o Executivo ambiciona criar áreas para a produção agro-pecuária com irrigação e implementação de projectos deste genéro, pelo que o Sistema de Irrigação da Região de Porto Amboim já é uma necesidade ao ponto de estar inscrito no Programa de Investimento Publico (PIB).
Por via do Despacho Presidencial nº 37/23, tem-se como propósito mais emprego e segurança alimentar. O projecto está entregue ao Ministério da Agricultura e Florestas, enquanto ao Ministério das Finanças está incumbida a missão de providenciar os valores financeiros necessários para tornar tal projecto uma realidade.
A abundância de terra arável e uma diversidade de condições climáticas que são próprias para a produção de uma variedade de produtos agrícolas, incluindo os de origem animal, são os factores que se teve em conta na decisão. Estão em curso esforços para diversificar a economia através da revitalização da economia rural e aproveitar da melhor forma os vastos recursos agrícolas de que o país dispõe visando aumentar a produtividade agrícola e o acesso aos mercados agrícolas comerciais existentes.