Oito mil milhões, 973 milhões e 665 mil kwanzas é o montante arrecadado pelo Estado angolano com a privatização de 30 por cento das acções ordinárias da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), informa uma nota da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
O documento, chegado, ontem, à ANGOP, indica ter sido realizada, Segunda-feira, a sessão especial de mercado regulamentado para apuramento dos resultados da Oferta Pública de Venda (OPV) e subscrição das acções ordinárias, escriturais e nominativas.
Refere que a procura pelas 720 mil acções da ENSA teve um rácio sobre a oferta de 174,51%, observando-se os critérios de rateio nos termos do prospecto, o que permitiu que todos os 1.115 investidores que submeteram ordens válidas fossem contemplados na alocação.
O preço de venda final, acrescenta o informe, fixou-se em 12.499,8 kwanzas e, após a liquidação física e financeira, as acções da ENSA serão admitidas no Mercado de Bolsa de Acções, tornando-se a terceira empresa admitida em Bolsa.
Criada a 18 de Fevereiro de 1978, a ENSA iniciou a sua actividade com a denominação “Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola” sob forma jurídica de U.E.E, sendo transformada em sociedade anónima.