ENSA Seguros Angola, manteve desempenho positivo dos indica- dores de negócio, referentes a 2022, bem como a liderança de mercado com uma quota de 33%, com volume de prémios emitidos que ascende a 94,4 mil milhões de kwanzas, num ano em que o número de apólices activas cresceu 21% face a 2021
De acordo com a ENSA, a margem de solvência é de 198%, muito acima do mínimo regulamenta- do, o que representa um crescimento de 38 pontos percentuais em relação ao ano de 2021, reflectindo a robustez da companhia.Quanto ao seguro de responsabilidade civil, tiveram o crescimento igualmente cifrado em 198%, os seguros de da- nos em coisas cresceu nos 89%, acidentes pessoais e viagens em 36%, seguro por doenças em 14% e o seguro de automóvel que cresceu em 5%.
Quanto aos custos com sinistros, estes atingiram cerca de 33 mil milhões de kwanzas, traduzindo-se numa sinistralidade de 35%, o que representa uma redução de 5% em relação a 2021. O resultado técnico apurado do Seguro Directo conheceu um crescimento de 3% face ao ano anterior. O resultado foi de cerca de 9,6 mil milhões de kwanzas.
Ainda em relação aos acontecimentos relevantes, de 2022, há a destacar a alteração do modelo de governação corporativa da companhia, com a nomeação do novo Conselho de Administração integrando uma Comissão Executiva. A ENSA, fundada a 18 de Fevereiro de 1978, iniciou a sua actividade com a denominação “Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola” sob a forma jurídica de Unidade Económica Estatal, hoje transformada em sociedade anónima.
Tendo liderado o mercado dos seguros em todo o período pós-independência, a ENSA vem acompanhando o desenvolvimento económico e social de Angola, modernizando e multiplicando os seus serviços e expandindo, para o efeito, a sua rede de agências distribuídas por todo território angolano.