Os representantes da Angola Telecom, MSTelecom e da empresa francesa Airbus Defence Space destacaram o esforço de Angola para fortalecer as suas capacidades no sector espacial e de telecomunicações para o desenvolvimento tecnológico e social.
Num cenário em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial no desenvolvimento socioeconómico, Angola está a direccionar os seus esforços para explorar as oportunidades oferecidas pelo espaço e pela comunicação via satélite.
Durante o evento, o representante da Airbus Defence Space, Bruno Brand, enfatizou a importância da parceria de longa data entre a empresa francesa e Angola, destacando o seu compromisso em fornecer tecnologias que podem beneficiar não apenas Angola, mas também outros países africanos. “Trouxemos muita tecnologia para África e, em particular, para Angola, e gostaríamos de continuar esta parceria igualmente com outros países africanos”, sublinhou.
Entretanto, prosseguiu, “queremos continuar a manter esta parceria no campo de satélite de observação com o novo satélite de nome Angeo-1”, sublinhou. No que diz respeito ao impulso da tecnologia para a redução da pobreza no país, Bruno Brand, sublinhou que o satélite deve fazer parte da infra-estrutura moderna de um Estado, e com Satélite de observação, por exemplo, se pode desenvolver muitas aplicações com foco no desenvolvimento social do país, bem como para fazer a agricultura de precisão, para aplicações de segmentos climáticos e de desastres naturais.
O representante da Airibus Defence Space enfatizou que o continente africano tem numerosos desastres naturais que não se podem evitar, mas se podem monitorar, pois o satélite é um elemento de soberania de um país que dá para ver o que acontece a nível territorial e fronteiriço, fazendo o uso do satélite de observação.
Já a directora de Comunicação Institucional da Angola Telecom, Elsa Pedro, enfatizou ser um grande evento do sector espacial que acontece pela primeira vez na região da África Austral onde Angola foi brindada para ser o país anfitrião. Numa breve apresentação, o Gestor de Clientes da direcção comercial da MSTelecom, Dionísio do Rosário, disse que a empresa que representa é uma subsidiária do Grupo Sonangol, vocacionada para a prestação de serviços de Tele- comunicação.
O maior evento espacial do continente, organizado pela Space in África, em parceria com a União Africana e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), reúne decisores, representantes de governos, líderes de academias e da indústria espacial africana, num ambiente que vai procurar analisar o papel do espaço na redução do fosso da pobreza.
POR: Francisca Parente