Com capacidade de produção prevista para 10 mil litros por dia, os investimentos serão feitos de forma fasea- da, segundo o director da empresa em Angola, Evandro dos Santos.
“Além da fábrica, se pretende produzir uma base para a criação de navios e manutenção”, disse o responsável, adiantando que o investimento total da empresa em projectos em Angola está acima dos 200 milhões de dólares.
Neste momento, a fábrica, que estará localizada nas imediações da via Expressa, em Luanda, encontra-se em construção, sendo que a base de navios poderá em- pregar 200 pessoas, ao passo que os outros sectores da fábrica vai gerar 150 postos de trabalho, totalizando 350 postos de emprego.
Em relação à matéria-prima, Evandro dos Santos referiu que está salvaguardada, porque já estão a ser feitos contactos com fornecedores para aquisição do produto.
“Vamos colectar óleo usado nas oficinas e empresas que descartam o óleo, e iremos comprar através de tambores e, posterior- mente, levar para fábrica que vai dar origem aos lubrificantes”, explicou.
Segundo o responsável, a recolha do óleo já teve início, para permitir o armazenamento de grandes quantidades.
O responsável ressaltou que, no continente africano, Angola será o centro para distribuição em países vizinhos como a Namíbia, África do Sul e República Democrática do Congo.
“A escolha da instalação da fábrica de lubrificantes em Angola tem a ver com o facto de o governo incentivar investimentos estrangeiros no sector, com políticas atractivas”, sustentou.
A Petro World é uma empresa privada de comércio de petróleo, com sede em Dubai, fundada em 2006, e conta com parceiros angolanos.
A empresa actua também na compra de petróleo bruto, transportes e refinaria, tudo ligado ao sector petrolífero.
A gestão da Petro World tem mais de 20 anos de experiência na indústria de Petróleo e Gás, sendo um grupo líder global de comércio físico de commodities, e também fabrica equipamentos para serviços de poços de petróleo.