África Global Logistics assinou esta segunda-feira, 11, em Benguela, o contrato de concessão e exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto do Lobito, em cerimónia que decorreu na cidade do Lobito.
O contrato de concessão prevê a exploração da infraestrutura por um período de 20 anos, e abrangerá os direitos de utilização e exploração do terminal, incluído no domínio público portuário do porto do Lobito, em regime de gestão de porto senhorio (landlord port).
A África Global Logistics pertence ao Grupo Mediterranean Shipping Company (MSC Group), que está presente em 49 países. Opera vinte e uma concessões portuárias, sendo que 17 são terminais de contentores, sete terminais Ro-Ro e dois terminais produtos florestais, e duas concessões ferroviárias nos Camarões (Comrail) e na ligação Costa do Marfim e Burkina Faso (Sitorail).
A nova entidade gestora deverá efectuar pagamentos ao Estado um valor superior a USD 115 milhões, dos quais USD 80 milhões com a assinatura do Contrato de Concessão, igualmente, deverá executar um plano de investimentos num valor superior a USD 100 milhões a realizar ao longo dos 20 anos da Concessão, conforme informou o seu director Executivo, Olivier de Noray.
Aquele responsável avançou ainda que “os empregos dos trabalhadores estão salvaguardados, apenas vão requalificar tecnicamente de forma a lidar com as novas dinâmicas do Grupo”, frisou.
Olivier de Noray asseverou ainda que a sua organização empresarial vai investir mais de cem milhões de dólares Norte Americanos numa primeira fase, para construção e reabilitação do terminal polivalente. “Vamos criar condições de requalificação do seu pessoal técnico de operações”, disse.