Entretanto, no Porto do Lobito, o diplomata britânico foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, que estava acompanhado pela directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Benguela, Elizabeth Assunção João, e por administradores executivos.
Na sede da administração portuária, os visitantes foram informados sobre o novo modelo de gestão do Porto Senhorio e de seguida viram o video institucional.
Após essa apresentação, o embaixador do Reino Unido, Bhara Suresh Joshu, comprometeu-se a mobilizar os empresários britânicos para investirem, não apenas no Corredor do Lobito, mas também em outras regiões e áreas económicas e estratégicas de Angola.
Em declarações à imprensa, o embaixador ressaltou o crescente interesse internacional pelo corredor do Lobito, que vem atraindo investidores de todo mundo .
Também mencionou a possibilidade da cooperação se extender aos sectores da agricultura e turismo, com esperança de se identificarem novas áreas para parcerias bilaterais.
Posteriormente, o diplomata recebeu explicações detalhadas sobre a relevância estratégica do Corredor do Lobito, considerado uma importante rota de transporte que conecta a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia a mercados globais, facilitando o rápido escoamento de minérios para destinos como a Europa e Estados Unidos.
Relevância do Corredor do Lobito
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, expressou satisfação pela visita, destacando que tal evento reafirma a relevância do Corredor como uma das principais rotas logísticas mundiais.
Segundo o gestor, essa infraestrutura permite o transporte ágil e seguro de minérios a preços competitivos.
Celso Rosas destacou que um dos principais resultados esperados com essa visita é o fortalecimento da cooperação entre o Reino Unido e Angola. Em especial, ressaltou a importância de estreitar laços entre empresas britânicas, com o objectivo de viabilizar um número crescente de investimentos no país, nos vários sectores.