O técnico, que apresentava o tema “A relevância socioeconómica da poupança”, deu a conhecer que o estudo da instituição financeira aponta ainda que 59 por cento da população é vulnerável e apenas 10 por cento tem saúde financeira, segundo declarações divulgadas pela Angop.
Já o director do departamento de Inclusão Financeira do BNA, Edilson Pimenta, lembrou que, para se reverter o quadro, foi criado o Comité de Coordenação para a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira.
O Comité, disse, criado em 2023, envolve várias instituições do sector público e privado e prevê lançar a Estratégia Nacional até o primeiro trimestre de 2025. Edilson Pimenta adiantou que a iniciativa irá à consulta pública em Dezembro do corrente ano, para contribuições de políticas que visam o aumento dos níveis percentuais.
Na reunião, soube-se que o índice de inclusão financeira do país é de 49,1 por cento, informou a administradora Executiva do Banco Nacional de Angola (BNA), Marília Poças.
De acordo com a administradora Executiva, que falava na cerimónia que marcou a abertura da Semana da Poupança, no estudo realizado no segundo trimestre do corrente ano pelo BNA, apenas 37 por cento dos inquiridos com mais de 15 anos fazem orçamento familiar e 76 por cento já tiveram dificuldade financeira. Conforme a gestora, os baixos níveis demonstram ser necessário redobrar os esforços na educação financeira, pelos desafios do actual contexto económico.
“Por esta razão, o BNA promove a educação financeira, em especial nesta semana, de modo a ajudar os cidadãos a conhecerem as ferramentas para no futuro gerirem os seus dinheiros”, asseverou. A Semana da Poupança, que decorre sobre o lema “Dinheiro Poupado Futuro Assegurado”, tem como objectivo consciencializar a sociedade sobre a importância de desenvolver hábitos e poupança como factor catalisador para o desenvolvimento socioeconómico.
A 31 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Poupança. Do programa de actividades, a ser implementado a nível nacional, constam palestras de educação financeira destinadas aos estudantes do ensino geral e campanhas de inclusão financeira para o público em geral.
A “semana da poupança” é dirigida à população, com particular incidência para as crianças, jovens e mulheres e tem como objectivo celebrar a data mundial (31 de Outubro).