No total, dois mil camponeses receberam recentes meios mecanizados para a dinamização da sua actividade no âmbito do programa do Governo de Apoio à Agricultura Familiar, na província da Huíla
Os camponeses que beneficiaram de tractores e Alfaias pertencem aos municípios da Matala, Jamba, Caconda, Chipindo, Kuvango, Gambos, Quilengues, Chibia e Chicomba. As 12 cooperativas e associações de camponeses são compostas maioritariamente por ex-militares, antigos combatentes, veteranos da pátria e viúvas. O acto de entrega ocorreu na comuna do Dongo, município da Jamba, a 315 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.
De acordo com os camponeses beneficiados, os meios recebidos do Executivo vão permitir o aumento da produção das suas culturas, sobretudo para o milho, massango, feijão e amendoim. Para além do aumento da produção, os homens do campo garantiram melhorar a dieta alimentar das suas famílias e contribuir para o processo da diversificação da economia nacional.
Por sua vez, o presidente da coope- rativa Ngundja Câmia, do município de Caconda, Pedro António, prometeu trabalhar com atenção para que os meios recebidos possam servir a todos os membros por mais tempo. “Queremos em nome da cooperativa dos Ex-militares da província da Huíla, aqui presente, agradecer ao Governo angolano que tem estado a nos apoiar com meios mecanizados de trabalho, sobretudo no âmbito do programa de combate à pobreza”, disse. Segundo o representante da cooperativa, a entrega dos meios vai permitir aumentar a produção e melhorar a dieta alimentar das famílias, compro- metendo – se a cuidar “para que sirvam por mais tempo” garantiu.
Em representação do governador provincial da Huíla, Nuno Ber- nabé Mahapi Dala, o administra- dor municipal, Abel Wandi André, destacou a preocupação do Governo no apoio à agricultura familiar. Abel Wandi André disse que o associativismo constitui uma parceria muito importante, para que os apoios e programa do executivo sejam bem direccionados.
“Estamos seguros de que a realização deste acto de entrega dos tractores e seus componentes revela a preocupação do Governo angolano no apoio à agricultura familiar, sobretudo para os ex-militares” disse. No município da Jamba, as autoridades administrativas controlam um total de 37 coopertativas, das quais apenas 12 estão legalizadas e as demais em via de legalização.
Entretanto, a falta de condições das vias de acessos nas estradas terciárias do município da Jamba tem estado a causar sérios constrangimentos na vida dos camponeses, sobretudo no transporte de mercadorias das comunas para a sede do município. O secretário de Estado da Acção Social, Lúcio Amaral, que presidiu o acto, disse esperar por um aumento de facto na produção de cereais nos oito municípios em que se encontram localizadas as cooperativas beneficiadas. “Com o número de tractores que foram distribuídos às cooperativas, haverá de facto um aumento na produção. Esperamos que façam bom uso dos equipamentos e que na próxima campanha agrícola possam apresentar mais produtos do campo”, disse.