Essa temática vai ser abordada pela ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, durante uma entrevista a ser concedida ao canal do FMI “IMFToday”, com transmissão directa nas plataformas digitais desta instituição financeira, como IMF.org, Youtube e LinkedIn.
A governante angolana foi convidada pelo gabinete de comunicação do FMI para debater sobre o assunto, no encontro cuja delegação angolana é chefiada pelo ministro do Planeamento e governador de Angola junto do Banco Mundial, Hugo Guilherme.
A par do tema sobre a dívida dos países de baixo rendimento, os membros da comitiva angolana vão manter um encontro com o ministro das Finanças da Zâmbia, Situmbeko Musokotwane, para analisar o “ponto de situação” sobre o financiamento do projecto da estrada e fronteira Kalabo/Sikongo/Angola.
Ainda nesta segunda-feira, os participantes vão reflectir em torno das questões sobre o “Financiamento climático” e “O estado de implementação dos projectos financiados pelo BM – constrangimentos/desafios, próximos passos”.
Constam da agenda de hoje, a análise em torno dos temas discutidos nas reuniões anuais, designadamente as principais variáveis económicas, financeiras e outras com impacto nas economias internacionais.
Entre outros assuntos, os líderes financeiros e diversos especialistas vão abordar a agenda do G20 e a preparação da reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais, bem como apresentarem serviços de pagamentos transfronteiriços, soluções de câmbio e gestão de liquidez, serviços de apoio ao reembolso de dívidas em moeda estrangeira e serviços de pagamento em dólares americanos.
Para além do ministro do Planeamento e da ministra das Finanças, integram a delegação o governador do Banco Nacional de Angola e governador suplente junto do FMI, Manuel Tiago Dias, e o presidente do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, assim como representantes da banca nacional, especialistas, entre outras individualidades.
Durante os seis dias, a agenda da delegação angolana prevê a participação de Victor Hugo Guilherme, Vera Daves de Sousa e Manuel Tiago Dias como prelectores de três fóruns que juntam investidores, numa promoção de instituições bancárias, nomeadamente, o Citi Bank, Deutsche Bank, Standard Chartered e Standard Bank.
As Reuniões Anuais do Grupo Banco Mundial (GBM) são um conjunto de eventos que juntam líderes influentes de governos, empresas, organizações internacionais, sociedade civil e academia, em busca de soluções para os desafios de desenvolvimento económico e sustentabilidade que o mundo enfrenta.