A Associação de Criadores de Gado, no município do Porto Amboim (Cuanza Sul), apelou ontem a rápida construção do perímetro irrigado Agro-pastoril na localidade, uma despesa prevista em despacho presidencial, avaliada em mais de 75 milhões de euros. Em declarações hoje à ANGOP, a propósito do projecto de irrigação agro-pastoril, previsto no despacho presidencial 37/23, de 24 de Fevereiro, o presidente da Associação de Criadores de Gado, António Saraiva dos Santos, disse que espera o início da execução do projecto.
“Se este projecto for exequível, precisaremos interagir com o Governo por via do Ministério da Agricultura e Florestas e a empresa a que for ad- judicada a obra, para definirmos os referidos locais, visto que não possuímos qualquer informação sobre o projecto”, disse o criador de gado. De igual modo, a criadora de gado, Maria dos Prazeres, defendeu que “ a zona Norte e Leste do Porto Amboim são, sobretudo, as mais prejudica- das, visto que as pessoas tiram água para consumo humano onde o gado é abeberado.
Despacho Presidencial O documento formaliza a abertura do procedimento de contratação simplificada para o projecto de concepção/ construção do sistema de irrigação da região Agro-pastoril do Porto Amboim”. O contrato para a construção será celebrado com a empresa CONDURIL – Engenharia, SA. O referido despacho prevê que o Ministério das Finanças deve assegurar os recursos financeiros necessários à implementação do referido contrato inerente ao projecto.